quarta-feira, 18 de julho de 2012

Oblast de Kaliningrado


  Kaliningrado é uma região semi-autónoma localizada na Europa Oriental, possui uma área de 15.000Km².Este Oblast pertence ao distrito do Noroeste(divisão geográfica russa) e é o único estado russo que não possui fronteiras com os demais.
  Atualmente a região possui uma importância econômica, visto que parte das industrias e do investimento econômico no país estão centrados em Kaliningrado.Em função dessa nova diversificação da econômica, a população voltou a crescer em 2011, totalizando em torno de 946.000 hab.


História( a partir da era soviética):
   Kaliningrado é o mais novo estado da Federação Russa.A região foi fundada no território da antiga Prússia Oriental, após a Segunda Guerra Mundial. Pelos termos do acordo de Potsdam, uma parte da província alemã (Koenigsberg) deveria ser entregue a União Soviética(norte) e outra para a Polonia(sul) e consequentemente a do norte deveria pertencer a República Socialista da Rússia.
   O estado de Koenigsberg foi rebatizado Kaliningrado em 1946 , começando, assim, uma nova história para uma antiga região.Dentre a sua longa e diversificada história, podemos destacar que a região já fez parte de quatro períodos da história:Prússia antiga, Alemanha unificada, União Soviética e Rússia moderna. 
   Os habitantes da região realmente podem ser orgulhar de sua história, mostrando uma mistura de cultura e nacionalidades que atualmente vivem pacificamente e unidas em um único estado.Nessa região houve a invasão napoleônica, as guerras mundiais e a URSS, mostrando assim uma modificação drástica na vida das pessoas deste lugar.
    Um dos principais desafios atuais para a população é preservar a sua cultura, estando tão afastados do resto do país e tão próximos dos países da União Européia.

População:
   A população em Kaliningrado é majoritariamente russa( 82%), porém tem uma importante quantidade étnica de Ucranianos, poloneses, lituanos e ainda alemães.Com um total de 946.00 habitantes, o estado possui, no geral, cidades relativamente pequenas onde a população se diz cem por cento russa.
   O censo de 2002 divulgou uma população de  958.000, maior do que foi divulgado em 2010, um total de 941.000 hab,  entretanto, mesmo com as taxas de crescimento vegetativo sendo negativas(-1,5) a população volta a crescer, visto que as taxas de movimento migratório são favoráveis, além de que cada ano, o crescimento vegetativo cresce em pequena quantidade.
         Principais cidades:
  • Kaliningrado(cidade):É a capital do oblast de mesmo nome.Possui uma população de 432.000 hab que esta crescendo desde 1989.A cidade recebe incontáveis investimentos estrangeiros e até mesmo nacionais, se tornando assim uma "pequena metrópole".Conhecida na antiguidade por ser capital da antiga Prússia, foi esquecida no século XX e tornou-se, por conseguinte, apenas uma base militar, tanto nazista(quando esteve sob poder da Alemanha) quanto Sovietica( na época em que a Rússia fazia parte da URSS).
  •  Sovetsk:É a segunda maior cidade do estado, possuindo uma população em torno de 44 mil pessoas.Possui uma economia diversificada, passando por indústrias automobilísticas á pesca local.A cidade arte das mercadorias nacionais entram para o estado.Possui uma população de 33 mil hab possui uma arquitetura diversificada, visto que sofreu fortes influências das antigas populações alemã e letã.
  • Baltiysk:É a cidade onde se encontra o principal porto do Oblast, sendo neste mesmo porto onde boa parte dos produtos entram no estado.Apesar da pequena população, a sua maior parte esta em idade para trabalhar, tornando assim uma população ativa.Baltiysk não  só é uma cidade importante pelo seu porto mas também pela sua área turística, visto que inclui diversas paisagens naturais além de ser uma cidade antiga e conservada, se desenvolvendo mais a cada dia.
  •  Chernyakhovsk:A cidade de 42 mil habitantes é cortada pelo rio Angrapa, sendo este, importante para a navegação no estado. Possui uma temperatura média de 6,7 graus Célsius com um clima temperado continental.A cidade investe a cada ano mais em Tecnologia de Engenharia de plantas, produção de produtos lácteos, tele comunicação,energia e outros.
  • Gusev:Localizada na região sudeste do estado, possui uma população de 28 mil habitantes.A cidade tem nos últimos anos, investido na recuperação do centro do município, visto que ficou abandonado por muito tempo.Apesar de pequeno, o múnicipio tem se desenvolvido com a instalação de novas fábricas e construção/recuperação de prédios particulares.No ano de 2011 diversas filmagens foram feitas para mostrar o investimento público na cidade.Gusev possui em sua maior parte, uma população concentrada no centro da cidade, enquanto, na periferia, diversas casas novas e antigas encontram-se localizadas.
  • Além destas, podemos ainda destacar:Svetlogorsk,Pionersky,Zvetlogarsk,Neman,Gvardeysk e Guryevsk.
  • O estado possui ainda outras cidades, menores e com menos importância , porém são parte da região e devem ser lembradas. 

Kaliningrado
Gusev 















Economia:
 Kaliningrado possui uma economia divesificada, sendo baseada em indústrias automobílisticas, indústrias produtoras de laticineos, indústrias de energia e outros.Em 2006, o estado registrou um PIB relativo a 150 milhões de rublos(dinheiro utilizado na Rússia).
  Desde 2010 o estado têm recebido diversos investimentos da Alemanha e da Lituânia além dos próprios investimentos russos. A economia de Kaliningrado é fortemente baseada no turismo.

Transporte:
    Como nas demais localidades da Europa, o transporte ferroviário é o principal meio de condução, tendo em cada cidade do Oblast no minimo uma estação de trem, tanto para transporte de pessoas quanto de cargas.
    Durante a época da URSS, diversas estradas tiveram de ser construídas para que Moscou se liga-se com as demais localidades da União Soviética, com isso, diversas estradas fora construídas para que ligam-se todas as cidades do estado a Kaliningrado(cidade) e por via desta, podia-se chegar as demais capitais dos países socialistas, especialmente para Moscou.
   Em 2008 foi construída a estrada "Anel Maritimo" que liga Kaliningrado, Svetlogorsk,Zvetlogorsk e Pionersky, ligando todas ao aeroporto internacional de Khrabovo.Atualmente esta em vista o aumento desta estrada para ligar tais cidades á cidades mais ao sudeste do estado.
  Atualmente foi proposta a construção de uma estrada que ligaria a capital do oblast a Berlim, porém a mesma encontra-se apenas como um futuro plano.

Curiosidades:
  •  Apesar de ser o último estado a fazer parte da Rússia, é também o estado onde se encontram mais russos em sua composição;
  • Após a tomada da região pelos soviéticos na década de 40, as principais construções alemãs foram destruídas para a construção de símbolos soviéticos;
  • Atualmente o Oblast vive o problema de não poder trafegar com os outros estados livremente pelo fato de não possuir fronteira terrestre, além do fato de que possui uma certa liberdade econômica, visto que está cercado pela União Européia;
  • O filósofo Kant nasceu na cidade de Kaliningrado;  
  • Na década de 90 a Rússia entrou em uma profunda depressão na sua economia, com isso Kaliningrado tornou-se o estado mais afetado, diminuindo consequentemente os níveis de educação e saúde, porém, após a recuperação, Kaliningrado passou a se desenvolver muito mais rápido que o resto do país, sendo hoje um dos menores estados em território e um dos maiores em desenvolvimento na Rússia;
  • Diversas cidades, após anos de esquecimento, estão construindo estradas, pavimentando ruas, recuperando prédios públicos e particulares antigos e entre outros;
  • Na antiguidade, quando Kaliningrado fazia parte da Prússia, está região acrescentada a um estado polônes e um pequeno território da Lituânia  formavam o país da Prússia Oriental. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário